Especialidades médicas, Enfermagem e Terapias

No Centro Clínico terá ainda ao seu dispor várias consultas de especialidade. A nossa equipa de médicos, enfermeiros e terapeutas credenciados, agem de forma coordenada para garantir uma assistência personalizada a cada paciente. Poderá ainda usufruir de rastreios gratuitos: Dentário; Auditivo; Visual; Tensão Arterial e Fala.

Enfermagem e Diagnóstico

A enfermagem na sua essência ajuda a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, é a arte de cuidar e de assistir o ser humano, como indivíduo, na família e na comunidade.

Desde o primeiro dia de existência da nossa clínica, e, porque acreditamos ser essencial à prática cuidada e integrada de saúde que implementamos todos os dias, tem ao seu dispor um enfermeiro. Mais que um profissional especializado, encontrará seguramente um sorriso, um ouvinte, uma palavra amiga. As suas preocupações e ansiedades não serão descuradas, tudo será feito para que tenha assistência e encaminhamento adequados! No seu Centro Clínico e Dentário poderá encontrar as seguintes valências:

  • Análises clínicas (recolha de sangue, urina, fezes, exsudados) através de laboratório credenciado - Grupo Germano de Sousa - e detentor de múltiplos prémios na área da investigação laboratorial.[Pelo S.N.S. (pela caixa) e oferta gratuita do recepiente de recolha];
  • Análise de águas – analise a sua água connosco;
  • Electrocardiogramas – Particular a custo muito acessível;
  • Teste de avaliação – Glicémia, Colesterol, Triglicéridos e urina (combur teste);
  • Avaliação da Tensão arterial – Gratuita;
  • Injectáveis;
  • Pensos;
  • Domicílios (recolha de análises e cuidados primários);
  • Cuidados primários;
  • Acompanhamento da Grávida e Preparação Pré- Parto;

Terapia da Fala

A Terapia da Fala consiste no desenvolvimento de actividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.

O terapeuta da fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas ao nível da fala e da linguagem bem como alterações com as funções auditiva, cognitiva, visual, oro-muscular, respiratória, de deglutição e voz. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não verbal.

Medicina Interna

A Medicina Interna é a especialidade médica que avalia o doente adulto no seu todo, tendo em conta a complexidade do organismo humano e a interação dos vários distúrbios que podem afetar o indivíduo. É da Medicina Interna que deriva a maioria das outras especialidades médicas (como a Cardiologia, Endocrinologia, Pneumologia, etc.).

O médico desta especialidade, desenvolve a sua actividade sobretudo no Hospital, nomeadamente na Urgência hospitalar, Internamento e Consulta Externa mas também na Prática Privada (onde faz o diagnóstico e encaminhamento do paciente, se necessário, para o meio hospitalar).

O Médico Interno é muitas vezes o primeiro contacto do doente que recorre ao Serviço de Urgência e é ainda o responsável pelo estudo e orientação inicial da maioria dos doentes hospitalizados.

O médico da especialidade diagnostica e trata, desde as doenças mais frequentes (nomeadamente em doentes crónicos, polimedicados, com patologia cardíaca do foro respiratório, diabetes, dislipidémias, fígado) até às doenças raras ou mais complexas e com maior dificuldade diagnóstica. Muitos são ainda especializados em Emergência Médica. São sem dúvida os médicos peritos no diagnóstico diferencial (isto é, no estudo e diagnóstico das doenças e suas causas) e os mais preparados para lidar com o doente idoso.

Se:
  • Não sabe atribuir as suas queixas a nenhum órgão/sistema específico;
  • Tem queixas múltiplas e variadas;
  • Sofre de várias doenças;
  • É polimedicado;
  • Já procurou outras consultas sem sucesso no diagnóstico;

Recomendamos que procure a ajuda de um Especialista em Medicina Interna.

Cardiologia

A Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório. O médico especialista nessa área é o Cardiologista.

Quando devo consultar um Cardiologista?

Deve-se consultar um cardiologista, basicamente, em duas situações: para prevenir (principalmente se houver história familiar) e para tratamento de alguma doença.

Cardiologia Preventiva:

a) – Actualmente a maior causa de morte deve-se a problemas cardiovasculares e ao que tudo indica, essa incidência tende a aumentar. Todos os adultos, a partir dos 18 anos de idade, mesmo que aparentemente saudáveis, deveriam consultar, o cardiologista, no sentido de melhor se orientarem a respeito dos seus próprios riscos cardíacos e das diversas possibilidades atuais oferecidas como tratamento preventivo .

Apesar das altas taxas de mortalidade por problemas cardiovasculares, é importante deixar bem claro que a maioria das complicações podem ser evitadas quando o diagnóstico é precoce e o paciente investe na PREVENÇÃO.

b) - Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física.

c)- Antes de se submeter a algum procedimento cirúrgico.

Cardiologia Curativa:

Se sentir dor/desconforto no tórax (zonas do peito, estômago, zona dorsal - podendo ou não irradiar para os braços e/ou queixo), falta de ar, dificuldade respiratória, palidez, sudorese, palpitações, sentir o coração acelerado ou com batimentos incertos, desmaios, hemorragias, fadiga, cansaço muscular, fraqueza, edema, etc, deverá imediatamente consultar o médico que normalmente o assiste para que ele possa determinar se os seus sintomas requerem a consulta especializada de um cardiologista. Se for o caso, tendo por suporte, exames específicos, uma história clínica cuidada e a observação em consulta, o seu cardiologista fará um diagnóstico e determinará qual o caminho a seguir, se terapêutico se cirurgico ou ambos.

Neurologia

É a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso, responsável pelo diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autónomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos e todos os tecidos efectores como os músculos. Doenças neuro-degenerativas, distúrbios do sono, neuropatias, mielopatias, neuro-infecções, distúrbios do movimento, epilepsia, traumatismo neuro-encefálico, doenças vasculares encefálicas, deficiência mental e malformações congénitas do sistema nervoso são alguns dos problemas abordados pela especialidade.

Medicina Geral e Familiar

É a especialidade médica, que tendo como objecto o ser humano como um todo, abrange toda a medicina geral, privilegiando a pessoa como ser único e diferente de todos os outros. Concentra-se na prestação de cuidados primários. Nesta especialidade médica, o indivíduo é observado na sua componente biológica, psicológica e social. A Família, como unidade, é igualmente seu objecto de estudo.

Admite-se que a doença de uma pessoa afecta toda a sua família, sendo o inverso igualmente verdade. A dinâmica familiar pode afectar positiva ou negativamente a evolução da doença. Essencialmente esta especialidade desenvolve-se junto da comunidade, oferecendo cuidados próximo daqueles que são os seus utentes. Além de dar resposta à maioria dos problemas de saúde, o Médico de Família deve adoptar toda uma série de gestos de Medicina Preventiva assim como compreender a dinâmica familiar que envolve os seus utentes.